A aplicação da eletromecânica está no nosso dia a dia, sendo uma das principais responsáveis pelo funcionamento de eletrodomésticos. Apesar da complexidade que pode demonstrar, essa especialidade está em todo tipo de aparelhos e equipamentos elétricos (como geladeira, máquina de lavar e ventilador) e transportes (trem e veículos elétricos).
Isso acontece porque a eletromecânica combina conhecimentos das áreas de eletrotécnica e da mecânica, ocupando-se de dispositivos que têm a capacidade de converter energia elétrica em energia mecânica utilizando um sistema de engrenagens e campos magnéticos.
Os sistemas elétricos podem ser alimentados por diferentes fontes de corrente como baterias, inversores e redes elétricas, por exemplo. O avanço tecnológico tem modificado a composição e o funcionamento de dispositivos na busca de mais eficiência, colocando o setor eletromecânico em um constante desafio de evoluir seus componentes e processos, tornando-os cada vez mais inovadores e sustentáveis.
A área de eletromecânica é fundamental para a indústria, englobando dos processos manuais até os mais tecnológicos. O profissional técnico é capacitado para dominar os dois campos: a eletricidade e a mecânica.
Dessa forma, a formação abre muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho coordenando, planejando, executando, operando e desenvolvendo sistemas elétricos e mecânicos. Além disso, a eletromecânica é parte fundamental da automação de processos, cumprindo um importante papel em segmentos como segmentos tecnológicos, como o de metalmecânica, alimentação, automotivo, logística, petroquímica, bebidas, couro e calçados, construção civil e energia.
Por isso, a indústria é o principal ambiente do profissional de eletromecânica. Hoje, com a implementação de tecnologias da indústria 4.0, independente do porte, o setor industrial demanda de profissionais com competência para realizar atividades relacionadas à automação e controle. Assim, a formação em Eletromecânica passa a ter uma importância cada vez maior para o desenvolvimento da indústria.
O profissional de eletromecânica é altamente requisitado no mercado atual. De acordo com Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, a área de controle de produção – da qual a eletromecânica faz parte – tem uma demanda de aperfeiçoamento de 11,6 mil profissionais de nível técnico. Ou seja, existe uma grande necessidade de formação para atuar nesse setor industrial do Rio Grande do Sul. Com a alta demanda de trabalho, o setor de eletromecânica oferece salários acima da média na indústria do Estado (conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2020).
O segmento de eletromecânica busca um perfil profissional dinâmico e versátil que, durante o curso técnico, vai ser qualificado para apoiar a gestão da produção de peças e componentes, da montagem e manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados e atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
O curso técnico em Eletromecânica do SENAI é organizado em quatro módulos, totalizando 1.440 horas de formação, compostos por conhecimentos sobre fabricação mecânica aplicada à manutenção e à montagem, montagem de sistemas elétricos e mecânicos, planejamento e controle da manutenção, manutenção de sistemas automatizados e controladores lógicos programáveis.