O que faz um profissional de Vestuário

19/06/2024

O mercado de vestuário é um dos mais dinâmicos, com tendências que mudam ano a ano, exigindo novas tecnologias e constante adaptabilidade das empresas do setor e movimentando bilhões de dólares ao redor do mundo. De acordo com o grupo japonês Brother, fabricante de máquinas para o setor, as principais tendências da indústria têxtil para 2024 têm foco na sustentabilidade, com a inovação e reciclagem de materiais, com a circularidade da moda, com o uso de tecnologias e técnicas que garantam destaque da área de vestuário.

Inclusive, a descarbonização, uma das quatro missões da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), trouxe às indústrias o desafio de controlar a quantidade de emissão de carbono por peça de roupa, com o objetivo de até 2050 ser Net Zero, isto é, emitir apenas as frações inevitáveis de acordo com as possibilidades tecnológicas até aquele momento. O mercado brasileiro tem um público consumidor crescente e diversificado e uma forte indústria que tem apresentado boas perspectivas em 2024, de acordo com a previsão apresentada pelo Sindilojas de São Paulo.

Ainda conforme o Sindicato, a redução de inflação e de juros e a renovação de carteiras de créditos nos bancos estão possibilitando maior investimento para as indústrias nacionais e gerando crescimento para o setor.

Como funciona a área de vestuário?

A área de vestuário é um setor amplo e abrangente que engloba diversas atividades, desde a criação e design de peças, passando pela produção, e chegando à venda e à distribuição, tanto B2B, para as empresas que irão revender, quanto B2C, direto ao consumidor. Sendo assim, há oportunidade para criativos, técnicos, compradores, financeiros, marketing, comercial, vendas, entre outras áreas necessárias em uma empresa e a cada fase de sua expansão.

O profissional de vestuário poderá trabalhar como designer de moda, modelista, ser responsável pela seleção de materiais a serem comprados para a produção, confecção das peças cortando e costurando, gestar equipes na fábrica ou mesmo abrir e gestar seu próprio negócio. Pode, ainda, trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos, buscando diferenciação de marca, como sustentabilidade, qualidade de tecido, entre outros que ampliem a competitividade.

Importância de um profissional capacitado no setor

Há grande necessidade de profissionais capacitados e especializados que compreendam as necessidades e acompanhem a grande dinâmica do setor de vestuário. As constantes inovações apresentam desafios para quem deseja trabalhar na área, especialmente com pesquisa e desenvolvimento e na produção, com o surgimento de equipamentos modernos, automatizados, que acompanhem a transformação digital em toda a indústria.

Independente do porte, há demanda por profissionais com conhecimento para aplicar essas novas tecnologias nos processos produtivos e com competência para realizar atividades. Entre os benefícios de ter um profissional capacitado no setor de vestuário estão o aumento da produtividade e da eficiência, com consequente otimização de processos e redução de custos; a melhoria da qualidade dos produtos; o aumento das vendas e lucros, a partir de estratégias de marketing e vendas eficazes; e, ainda, repassar uma boa imagem de marca, a partir da confiabilidade de seus profissionais. Assim, a formação no curso técnico em vestuário passa a ter uma importância cada vez maior para o desenvolvimento das indústrias desse segmento de mercado.

Formação técnica

O Curso Técnico em Vestuário do SENAI-RS tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos para implementar e supervisionar o processo produtivo do vestuário e participar do processo de desenvolvimento do produto, de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança do trabalho, princípios de gestão da qualidade e de preservação ambiental.

Os egressos do curso serão, ainda, capazes de atuar em grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de propor melhorias nos produtos, multiplicando tecnologias da área e com capacidade de autogestão e coordenação de equipe, sendo resolutivo às situações sob sua responsabilidade. Algumas das unidades curriculares presentes ao longo do curso são:  Modelagem Industrial do Vestuário, Sistema CAD na Confecção e Planejamento de Controle da Produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.