A Olimpíada do Conhecimento é uma competição entre jovens que abrange diversas áreas do conhecimento. No Brasil, ela é a porta de entrada para a competição internacional WorldSkills Competition.
O objetivo dessa iniciativa é destacar as habilidades técnicas e pessoais de jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho. Na seletiva do Brasil, o SENAI prepara estudantes em todos os estados para competir e representar o país na final internacional. Ela acontece desde 2001 e é considerada a maior disputa de educação profissional das Américas.
O evento tem apoio do Ministério da Educação e é uma importante vitrine para o mercado de trabalho. Demonstra a excelência da educação profissional e reforça sua atuação e importância junto aos jovens em diferentes modalidades de ensino.
Para os participantes, é uma experiência que proporciona uma troca de vivências e conhecimentos, desenvolvimento pessoal e oportuniza situações semelhantes àquelas que enfrentarão na vida profissional. Também é um espaço que possibilita identificar novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais mundiais.
Os jovens que representam o SENAI em cada estado são oriundos de cursos de aprendizagem industrial básica e de cursos técnicos. Eles são selecionados de acordo com critérios estabelecidos no regulamento e passam por um intenso treinamento aplicado pelos instrutores. As ocupações/categorias são concentradas nas escolas denominadas centros de treinamento.
Desde 2011, O SENAI-RS ocupa a 3ª posição no quadro de medalhas brasileiro. Na seletiva de 2021/2022, conquistamos 5 medalhas de ouro, 2 de prata, 5 de bronze e 5 certificados de excelências.
Em 2023, o SENAI-RS participa da Olimpíada com 25 competidores em 20 categorias. A preparação teve início em agosto de 2022. Os competidores possuem dedicação exclusiva às tarefas da Olimpíada. São treinos de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, uma imersão intensa em uma rotina que foca no itinerário de estudo da categoria participante.
A seletiva nacional acontece de setembro a outubro. Os vencedores vão competir na 47ª WorldSkills que, em 2024, ocorre em Lyon, na França.
A WorldSkills é realizada a cada dois anos e reúne centenas de jovens trabalhadores e estudantes de países das Américas, Europa, Ásia e África. Os jovens são selecionados em rigorosas competições estaduais e nacionais e representam o mais alto nível de competência em suas áreas de atuação.
A competição tem a participação de aproximadamente 1.200 jovens competidores que disputam medalhas de reconhecimento mundial e diplomas de excelência. São os melhores entre os melhores de seus países, mostrando ao mundo seu talento, conhecimento e criatividade profissional.
A Pesquisa de Impacto Global realizada pela WorldSkills em 2021 demonstrou diversos benefícios realizados e incentivados pelo evento como o aumento do número de jovens qualificados, ajudando a incorporar habilidades à vida - como confiança e resiliência - e aos currículos, elevando padrões. Ao trabalhar em estreita colaboração com a indústria, a WorldSkills contribui completando lacunas de habilidades, de conhecimentos e de experiência no mercado de trabalho com profissionais ainda mais alinhados ao avanço tecnológico.
A última competição da WorldSkills onde o nosso país participou aconteceu em agosto de 2019, em Kazan, na Rússia. Fizemos parte de 56 categorias e conquistamos 2 medalhas de ouro, 5 de prata, 6 de bronze e 27 certificados de excelência. Conheça todo o histórico de participações do Brasil clicando aqui.