O que faz um profissional de Curtimento | SENAI Educação

O que faz um profissional de Curtimento

14/03/2025

O profissional de curtimento é aquele responsável por realizar as tarefas de preparação da pele animal para a produção do couro. O couro devidamente tratado é repassado às indústrias para o desenvolvimento de calçados, bolsas, roupas, acessórios, entre outros.

Inclusive, somente no primeiro semestre de 2024, os curtumes brasileiros exportaram 40% de sua produção para a China, foram 39,17 milhões de metros quadrados de couros e peles demandados à indústria automotiva chinesa para estofados de veículos, de acordo com o canal Globo Rural. Essa exportação representou 29,9% do faturamento em exportações e um aumento de 33,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) nos apresentam em números esse crescimento, as exportações de couro ultrapassaram U$ 1,2 bi em 2024, um crescimento de 12,5% em relação a 2023. Os três principais destinos foram: China, Estados Unidos e Itália.

O que é curtimento?

O curtimento de couro é um processo industrial que, com o trabalho do profissional de curtimento e a partir de preparações químicas e mecânicas, transforma, em diferentes etapas, peles de animais em couro utilizável e durável. O processamento do couro passa por três fases: ribeira, recurtimento e acabamento.

Resumidamente, na fase de ribeira é feita a limpeza da pele, onde ocorrem os processos de remolho, depilação, caleiro, descarne, divisão, desencalagem, purga, píquel e curtimento, sendo este o processo que estabiliza a pele, transformando-a em couro, através da adição de produtos químicos curtentes. Na fase de recurtimento, propriamente, o profissional aplica produtos químicos visando atribuir ao couro características como cor, elasticidade e maciez. Na última fase é realizado o acabamento, com o objetivo de embelezar, proteger, proporcionar resistência e durabilidade; nela são feitas a pigmentação, a aplicação de efeitos, estampagem, entre outros.

Em meio às fases principais vão ocorrendo outras operações com a finalidade de melhor preparar ou finalizar a peça para a fase seguinte. O processo também é alterado conforme o tipo de couro a ser produzido, o Wet Blue, por exemplo, recebe cromo durante o processo de curtimento, fase que é chamada de acabamento molhado e que não dispensa o acabamento para finalizar. Ao longo de sua produção, o couro passa por diferentes estágios: salgado, wet-blue, crust (semiacabado) e acabado.

Importância de um profissional capacitado no setor

A capacitação de profissionais é fundamental para garantir a qualidade e a sustentabilidade do produto final e para assegurar a segurança dos trabalhadores, a eficiência econômica do processo e a capacidade da indústria de inovar e se adaptar às exigências do mercado moderno coureiro. Ao realizar sua formação, o profissional de curtimento aprende na prática cada fase de processamento do couro junto às normas relativas ao trabalho seguro e sustentável.

Entre as funções que um profissional de curtimento poderá ter, estão: a coordenação das etapas, a coleta de amostras e o trabalho específico a cada fase do processamento do couro. Além disso, também pode exercer outras funções relacionadas ao setor coureiro, como controle de qualidade, assistência técnica, pesquisa em couro, análise ambiental, dentro de indústrias químicas, nas vendas, entre outros.

Desta forma, para suprir o mercado coureiro, faz-se necessário profissionais de curtimento com a formação adequada e em constante qualificação para o conhecimento atualizado das melhores práticas em níveis nacionais e internacionais.

https://youtu.be/HZZR0GCtNWg

Formação técnica

O Curso Técnico em Curtimento do SENAI-RS prepara profissionais aptos a supervisionar processos de produção em todas suas etapas, desenvolver produtos e processos visando a sustentabilidade, otimizar o desempenho ambiental dos processos, atuar em equipes de trabalho de forma ética, além de desenvolver habilidades comportamentais voltadas às relações sociais de trabalho.

Entre as competências presentes no Curso Técnico em Curtimento do SENAI-RS, constam: Operação de máquinas e equipamentos; Normalização e requisitos técnicos; Reações químicas aplicáveis aos processos da ribeira ao curtimento; e Análises biológicas (microbiologia e histologia) em peles e couros.
Seja um profissional de curtimento! Conheça mais e inscreva-se aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.