O Técnico em Refrigeração e Climatização é o profissional capacitado para instalar com segurança equipamentos voltados a refrigeração e climatização de diversos tipos ambientes: comerciais, industriais, em nichos específicos, entre outros.
A Revista da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), ressalta que a demanda por tecnologias de resfriamento voltadas a data centers, chega a investimentos de R$ 350 milhões em equipamentos para esse fim. Sendo este um nicho bastante importante devido ao exponencial crescimento de data centers causado pelo armazenamento em nuvem.
Para 2024, é previsto um faturamento de R$ 41 bilhões no setor de refrigeração e climatização, um crescimento de 12% sobre 2023, considerando fatores como as altas temperaturas, novas tecnologias, novos empreendimentos comerciais, avanço das construções e a recuperação gradual no consumo das famílias, conforme o ABRAVA de Portas Abertas, evento realizado em janeiro. O evento baseia-se em pesquisas e estudos do Departamento de Economia e Estatística da Associação e nas atividades dos comitês e departamentos nacionais da área e neste ano trouxe o tema “Perspectivas e Oportunidades para o Setor AVAC-R em 2024”.
O setor de refrigeração e climatização também é considerado um forte aliado para a Transição Energética ao buscar tecnologias que prezem pela eficiência e pelo baixo consumo no uso de energia, com a utilização de fontes renováveis que possibilitem a redução nas emissões de dióxido de carbono, marcando uma trajetória em prol da sustentabilidade.
Também chamado de HVAC-R (do inglês “Heating, Ventilation, Air Conditioning & Refrigeration”), o setor de refrigeração e climatização apresenta forte crescimento devido às mudanças climáticas, que têm trazido temperaturas extremas, e à presença cada vez mais frequente produtos e equipamentos que exigem refrigeração.
Além disso, as soluções em climatização proporcionam maior conforto térmico para as pessoas presentes nos espaços, reduzindo ainda riscos de contaminação por agentes prejudiciais à saúde.
Desta forma, a área de refrigeração e climatização pode ser bem vasta, exigindo profissionais aptos a implementar projetos variados, de acordo com as especificidades técnicas de cada ambiente, mas proporcionando boa empregabilidade.
O profissional em refrigeração e climatização é capacitado para fazer serviços de reparos, limpezas e manutenções dentro das normas e práticas de segurança. As manutenções preventivas e corretivas permitem maior longevidade para os próprios equipamentos de refrigeração e climatização, bem como, consequentemente, para os demais equipamentos que eles protegem, evitando superaquecimento e perdas de materiais.
Por tais responsabilidades, é muito importante formarmos profissionais com as competências técnicas para implementações em refrigeração e climatização sem riscos e acompanhar a demanda de serviços conforme o setor vai expandido.
O Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI-RS prepara profissionais com sólidos conhecimentos para projetar, sob supervisão, a instalação e a manutenção de sistemas de refrigeração e climatização. O egresso do curso também poderá vir a coordenar estas execuções, realizando estudos de viabilidade técnica e financeira, seguindo legislação e as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.
O itinerário formativo do nosso Curso Técnico em Refrigeração e Climatização conta com um total de 1200 horas, com opções de modalidade EAD ou Presencial, e algumas das unidades curriculares do curso são: Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Climatização, Manutenção de compressores e Automação Aplicada à Refrigeração e à Climatização.