O que faz um profissional de Manutenção Automotiva

23/03/2023

O Técnico em Manutenção Automotiva virá a fazer parte de um dos setores mais importantes do mundo e que tem grande impacto na economia de diversos países: o setor automotivo. No Brasil, somente em 2023, foram produzidos mais de 2,32 bilhões de veículos montados, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).  

Ainda, houve um crescimento de 12,02% na venda de veículos automotores, em comparação com 2022, somando mais de 4 milhões de unidades emplacadas, segundo balanço publicado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A previsão é que até 2032 haja um investimento de R$ 41,4 bilhões no Brasil pelas montadoras, sendo que, destes, R$ 16 bilhões já foram anunciados para 2024 pela GM e pela Volkswagen, de acordo com a Agência Gov

Quando falamos de carros seminovos e usados, 2023 foi o terceiro melhor resultado da série histórica, com 14,4 milhões automóveis, comerciais leves, pesados e motos vendidos. De acordo com as projeções da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), a expectativa é que 2024 ultrapasse esses números, alcançando 15,2 milhões de veículos seminovos e usados vendidos e a melhor marca da história do mercado.  

Com essa movimentação constante da indústria e do mercado automotivo brasileiro, a demanda por profissionais qualificados, como um Técnico em Manutenção Automotiva, para atuar com manutenção é crescente. Nas montadoras, concessionárias e oficinas mecânicas, os profissionais precisam estar preparados para as novas tecnologias do setor, que se reinventa constantemente.  

O que é Manutenção Automotiva?

A frota brasileira possui mais de 122 milhões de veículos, conforme dados de março de 2024 da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). A manutenção automotiva é fundamental para veículos mais seguros, econômicos e sustentáveis. Recomenda-se uma manutenção preventiva regular, ou seja, revisar a “saúde” do veículo de tempos em tempos para que esteja sempre em dia e evite surpresas no trânsito, inclusive acidentes.  

Com a atualização e o desenvolvimento de novos modelos todos os anos, a indústria automobilística se renova e testa novas tecnologias. Assim, a área de manutenção está sempre com uma demanda crescente e, cada vez mais, relacionada às novidades do setor, exigindo, desta forma, profissionais capacitados com o curso técnico em manutenção automotiva. A atuação envolve conhecimentos em mecânica e elétrica de sistemas veiculares como transmissão, eletroeletrônicos, freios, suspensão, direção, motores e funilaria, além da experiência em diversos componentes veiculares. 

Importância do profissional capacitado no setor

O setor automotivo envolve muita habilidade técnica, já que cada componente tem uma função específica no funcionamento de um veículo. Além disso, existe um grande mercado de acessórios e peças que podem ser adicionais em um automóvel, seja para reposição, trazer mais conforto, potência ou por questões estéticas.  

O técnico em manutenção automotiva é capacitado para efetuar processos básicos de manutenção e para realizar inspeções e diagnósticos avançados, além de vistoria de sinistros. Sua atuação pode ser generalista – seja em todas as frentes de trabalho com veículos - ou, ainda, de forma especializada – quando o profissional aprofunda sua experiência em uma das áreas da manutenção automotiva ou em tipos de veículos.  

Formação técnica

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva do SENAI-RS prepara o profissional para realizar diagnósticos, coordenar a manutenção, apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares e inspecionar veículos e seus sistemas.  Este profissional pode trabalhar em empresas de diferentes portes, segmentos e níveis tecnológicos, como:  

  • Montadoras automotivas;  
  • Concessionárias e revendas;  
  • Oficinas mecânicas;  
  • Empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis; 
  • Empresas de fabricação e comercialização de implementos e máquinas agrícolas;  
  • Setor de manutenção de empresas da área agrícola em geral;  
  • Setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos; 
  • Organismos de vistorias, inspeção e certificação veicular. 

Para isso, o Curso Técnico em Manutenção Automotiva do SENAI-RS conta com módulos que tratam dos fundamentos da tecnologia automotiva, manutenção de diversos sistemas, gestão de serviços de manutenção veicular e diagnósticos avançados de sistemas automotivos.  

Qualificar-se para atuar no setor automotivo abre inúmeras possibilidades de trabalho, já que essa é uma das principais indústrias do mundo e, como percebemos com os dados apresentados, está em constante evolução e crescimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.