O que faz um profissional de Telecomunicações  

23/02/2024

As Telecomunicações conectam, literalmente, muitas de nossas interações sociais, obrigações e lazer. Somos tão acostumados com elas que, por vezes, não paramos para pensar como funcionam os sistemas que permitem interagirmos em redes sociais e conversas instantâneas, assistir um programa na televisão, entre outras atividades on e offline por meios eletrônicos. 

Para termos percepção da imensidão do uso das Telecomunicações no Brasil, conforme a ANATEL, órgão que controla as Telecomunicações nacionais, em dezembro de 2023 havia 340.680.456 contratos fechados no setor. No entanto, é preciso ainda popularizar novas tecnologias, como o sinal 5G de Telefonia Móvel, até então utilizado somente em 8% dos acessos versus 75,8% por sinal 4G.  

O que são Telecomunicações?

Chamadas também de Telecom, as Telecomunicações tratam de um conjunto de tecnologias que permitem a comunicação à distância a partir de meios eletrônicos. Inicialmente estavam relacionadas ao rádio, à televisão e ao telefone fixo, e, com o tempo e as inovações tecnológicas, passou à internet, abrindo uma extensão de possibilidades comunicativas. Assim, todo o sistema de hardwares utilizados com a finalidade prover comunicação por meios eletrônicos faz parte das Telecomunicações, desde os cabos (como fibra ótica), que percorrem as ruas até as propriedades, aos satélites, que do espaço repassam os sinais com os dados transmitidos. 

Porém, para que se possa ampliar o acesso da população às mais recentes tecnologias, como o sinal 5G, também é preciso suprir a carência de profissionais capacitados para implementação de redes neste mercado. Um estudo da Brascom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, em 2022, apontou 331 mil empregados de Telecom no Brasil, sendo 35,7% de nível técnico. 

Importância de um profissional capacitado no setor 

Com a própria rapidez da comunicação, as informações chegam e se transformam mais rápido, por isso é muito importante manter-se atualizado, principalmente em nossa área de trabalho.  

Da mesma forma, as constantes inovações do setor de Telecomunicações demandam que os profissionais não somente qualifiquem-se, mas estejam em constantes capacitações para acompanhá-las.  

Assim, para alcançar a demanda por profissionais, torna-se fundamental entender quais são as habilidades e os diferenciais destes profissionais para a área. 

Formação técnica 

Um profissional de Telecomunicações, seja Técnico ou Tecnólogo, apresenta as competências necessárias para implantar e operar equipamentos de redes e sistemas de telecomunicações, mantendo-os em funcionamento de acordo com o projeto, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.  

O curso Técnico do SENAI-RS possui um total de 1.200 horas e é subdividido em 3 módulos, que contam com Unidades Curriculares, como: Configuração e Manutenção de Equipamentos de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Monitoração de Redes e Metodologia de Análise e Resolução de Problemas.  

Diferencia-se o Tecnólogo por estar apto também a gerenciar operações, coordenar equipes, emitir certificações com laudos técnicos e desenvolver soluções, desde a concepção do projeto, com o estabelecimento de logísticas e plano de ação, à execução. Com um total de 2.590 horas, algumas das Unidades Obrigatórias que constam no currículo de graduação do SENAI-RS são: Análise de Circuitos, Liderança e Gestão Organizacional e Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.