Graduação Tecnológica: diferenciais e vantagens

31/01/2023

Entrar no mercado de trabalho ou evoluir na jornada profissional exige qualificação e aperfeiçoamento constante. Conhecer novas tecnologias, técnicas e experiências são diferenciais na hora de pleitear oportunidades na profissão.

Bons cargos necessitam de conhecimento e experiência na área de atuação. Também é muito importante ter seu conhecimento específico validado por instituições de ensino para evoluir em processos de seleção. Ter essa validação feita por instituições de ensino com credibilidade e reconhecidas pelo Ministério da Educação no currículo abre portas.

Crescimento na carreira

O nível de escolaridade costuma impactar em diferentes âmbitos da vida profissional: quanto mais estudo, mais chance de empregabilidade.

Além disso, o impacto também está no valor do profissional para o mercado. Para cada ano a mais de estudo, o brasileiro ganha um acréscimo de 15% no salário (Dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD). De acordo com a Pesquisa SAPES do SENAI Nacional (painel 2020-2022), comparando a renda média mensal enquanto concluinte e depois, quando egresso, um diploma de graduação tecnológica corresponde a um aumento de renda 20,2%.

Se você está pensando ou já considerou a possibilidade de optar por essa modalidade, mas ainda não entende as reais vantagens, descubra como o título de tecnólogo pode te diferenciar como profissional:

Um diferencial na jornada profissional

A graduação tecnológica é considerada uma formação de nível superior e sua abordagem acadêmica tem foco em uma determinada área de conhecimento, cumprindo uma necessidade do mercado de trabalho e titulando o formando como tecnólogo.

Então, diferente dos cursos de bacharelado ou licenciatura, as grades curriculares são enxutas e dão preferência a disciplinas mais específicas e práticas. Por conta disso, o tempo de duração é reduzido, de até três anos, possibilitando o ingresso de profissionais qualificados de forma mais rápida no mercado de trabalho.

A graduação pode ser um passo na jornada de conhecimento de um profissional com formação técnica, complementando e ampliando sua expertise na área e, também, abrindo portas em outras áreas de atuação. O ingresso na graduação tecnológica requer o certificado de conclusão do ensino médio e exige uma prova que teste os conhecimentos prévios do estudante em áreas básicas como português e matemática, por exemplo.

No mercado de trabalho, o tecnólogo é uma excelente opção para acesso a melhores oportunidades de trabalho e salários no mercado de trabalho.

O SENAI oferece cursos de graduação tecnológica voltados à área de tecnologia, como Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Embarcados, Automação Industrial, Redes de Computadores e Telecomunicações. Todos os cursos são desenvolvidos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, construídos em conjunto com a indústria e são reconhecidos e conceituados pelo Ministério da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.