O que faz um profissional de Redes de Computadores 

19/04/2024

O profissional de redes de computadores é a pessoa responsável por configurar e manter as estruturas de rede de ambientes físico e virtual, para que seja possível o acesso seguro e por pessoas autorizadas. Diferencia-se do desenvolvedor de sistemas, pois este é responsável pelo desenvolvimento de softwares, isto é, programas, aplicativos, sites, entre outros. 

De acordo com o portal de infraestrutura e registros Locaweb, em 2024 o mercado de computação em nuvem deve faturar mais de US$ 700 bilhões globalmente, um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior, com investimentos principais em segurança e backup de dados, otimização de recursos e monitoramento em tempo real.  

A Gartner, consultoria internacional que oferece insights e ferramentas para decisões corporativas, em dezembro de 2023 publicou o artigo Principais previsões estratégicas da Gartner a partir de 2024. Nele, apontou que até 2026, 30% das grandes empresas terão uma unidade de negócios dedicada ou canais de vendas para acesso a mercados de clientes-máquina de rápido crescimento, devido ao aumento de trabalhadores-máquina e clientes-máquina. E até 2027, 45% das competências do diretor de segurança da informação expandirão além da segurança cibernética devido à crescente pressão regulatória e expansão da superfície de ataque, causadas pelas mudanças trazidas na adoção de IA Generativa, e que pode ser um motivador para reconhecimento e aumento salarial do profissional da área.  

Como funciona a área de redes de computadores?  

As redes são um conjunto de computadores e outros dispositivos conectados, que permitem a comunicação entre si, a transferência de dados e a conexão com a internet local. Toda empresa que possua uma equipe trabalhando ao computador, por menor que seja essa equipe, ainda assim precisa de um profissional de redes de computadores para garantir a eficácia nos processos ao que tange às interligações de rede.  

Este profissional é responsável por calcular o fluxo de uso da rede e disponibilizar “largura de banda” o suficiente para permitir o tráfego de dados em uma velocidade que supra os tipos de uso. Por exemplo, uma empresa de contabilidade precisa de uma largura de banda muito menor do que uma empresa de desenvolvimento de jogos digitais, em que os jogos precisam ser testados, ocupando maior largura de banda.  

Importância de um profissional capacitado no setor 

Profissionais capacitados em redes de computadores e que tenham conhecimento global dos processos e fluxos que ocorrem na empresa são aqueles que permitem boas condições de trabalho em rede para os usuários. Estes profissionais projetam a arquitetura de rede necessária e acompanham o crescimento da empresa, ampliando a segurança e a capacidade da rede para comportar mais usuários e fazendo manutenções que acompanhem as inovações de mercado. Por estes motivos é muito importante tanto as empresas investirem em equipes de TI com profissionais capacitados em redes de computadores, quanto os interessados na área buscarem uma capacitação que lhes dê segurança em trabalhar no setor, assumindo as responsabilidades de sua área.  

Formação técnica 

O Curso Técnico em Redes de Computadores do SENAI-RS objetiva formar profissionais com sólidos conhecimentos para instalar e manter redes SOHO e corporativas e projetar e administrar redes de computadores, conforme normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de TI verde. Em suas 1.000 horas curriculares, o aluno terá aulas de: Lógica de Programação; Implementação e Integração de Redes de Computadores; Projeto de Redes de Computadores; entre outras.  

Disponibilizamos ainda o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que tem como objetivo formar Tecnólogos com capacidade empreendedora, competências técnicas, socioemocionais e de gestão voltadas para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica, à difusão de tecnologias com foco na elaboração, implantação, gerenciamento e manutenção de sistemas lógicos e físicos de redes de comunicação de dados locais e de longa distância. 

Os profissionais formados pelo SENAI-RS como Tecnólogos em Rede de Computadores serão melhor preparados para desenvolver, coordenar, orientar e promover a integração de equipes de trabalho. O curso visa ainda instigar a organização, a produtividade, a segurança e a confiabilidade, também com respeito pelos procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança e de meio ambiente. Algumas das unidades curriculares presentes nas 2.170 horas de curso são: Infraestrutura de Redes de Comunicação de Dados e Programação de Redes de Computadores. Além de incluir a participação nos Projetos Integradores: Gestão Financeira; Inovação, Criatividade e Gestão de Projeto; e Soluções Tecnológicas para Indústria 4.0. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.