O que faz um profissional de Eletrotécnica

20/12/2022

Já parou para pensar como seria a sua vida sem eletricidade? Ainda que existam regiões onde a eletricidade ainda não faz parte da realidade como deveria, grande parte do mundo que conhecemos não poderia abrir mão de todas as oportunidades e possibilidades que a eletricidade traz à sociedade.

Ela está presente em quase tudo que podemos pensar e impacta de forma direta no avanço das nossas vidas e no desenvolvimento do planeta. As principais fontes de geração de eletricidade utilizadas hoje são hidrelétricas, fontes eólicas, solares e de biomassa.

Para que os processos de geração, transmissão, distribuição e consumo de eletricidade aconteçam de forma eficiente, é importante a atuação de profissionais preparados e que dominem cada uma dessas etapas. Os profissionais técnicos em eletrotécnica têm uma formação ampla e possuem a qualificação para atuar em todas as etapas desse processo.

O que é eletrotécnica?

A área de eletrotécnica estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, desde a instalação, passando pela operação, geração, transmissão, até a distribuição de energia elétrica. Também estuda o desenvolvimento de projetos elétricos prediais, industriais e de potência.

É um setor que está em constante evolução, sempre ligado ao futuro, trabalhando com novas possibilidades de fontes de energia e em busca de processos e sistemas mais sustentáveis, eficientes e seguros.

Importância do profissional capacitado no setor

A área eletrotécnica é um dos pilares da indústria e possui uma demanda abrangente e permanente, possibilitando que os profissionais atuem em diversos segmentos como usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares, indústrias metalúrgicas e petrolíferas, empresas de distribuição de energia elétrica, de água e saneamento e de construção civil, além de empresas de projetos técnicos e, ainda, de forma autônoma como consultor ou realizando instalações e manutenções.

O profissional técnico é capacitado para elaborar e instalar e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência (SEP), realizar instalações de sistemas elétricos industriais, prediais e de potência, efetuar manutenção corretiva, preventiva e preditiva dos sistemas elétricos prediais e industriais, além de planejar e inspecionar funcionamento dos sistemas elétricos.

Quem busca a qualificação no setor, estará aprimorando sua afinidade com a tecnologia, pois o setor está diretamente relacionado com as ferramentas e equipamentos de última geração tecnológica.

Formação técnica

O curso técnico vai capacitar o profissional para projetar, instalar e operar sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tendo constante demanda no mercado de trabalho e sendo uma peça-chave na indústria.

Além disso, o currículo do curso conta com módulos que envolvem conhecimentos em eficiência energética, gestão da manutenção, acionamento de dispositivos elétricos automatizados e sobre projetos e instalações elétricas prediais, industriais e de potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.