O que faz um profissional de Mecânica

10/02/2023

A mecânica é uma área fundamental para o movimento de tudo que conhecemos. Na indústria, é responsável pela evolução das máquinas, o desenvolvimento dos processos produtivos e, de modo geral, pelo bom funcionamento de uma organização. 

Essa área está relacionada a sistemas mecânicos, pneumáticos, eletrônicos, hidráulicos e outros, sendo considerada transversal - já que está presente em diversas áreas da indústria e nos processos de produção. Por isso, a área de trabalho é ampla e oferece diversas possibilidades de atuação: planejamento, criação, fabricação e manutenção de equipamentos mecânicos.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED 2022, a mecânica foi o segundo segmento industrial com maior saldo de empregos formais no Rio Grande do Sul. Além disso, é um dos setores com salários acima da média industrial.

O que é a mecânica?

A mecânica é o ramo da física que estuda os movimentos dos corpos, bem como a ação de forças. Por meio dela, pode-se explicar, por exemplo, o funcionamento de equipamentos fabris, sendo a mecânica responsável pelo planejamento e criação desses equipamentos.

O bom funcionamento de processos industriais está atrelado ao planejamento e a criação de pequenas peças com alta precisão, como parafusos e pinos. A mecânica faz parte dessa construção, além de planejar, desenvolver protótipos e realizar a montagem e a manutenção de máquinas.

Importância do profissional capacitado no setor

A modernização industrial exige profissionais com conhecimentos para atuar com novas tecnologias, desenvolver projetos mecânicos e implementar processos de produção modernos. Dessa forma, o profissional técnico em mecânica está ligado à otimização de processos e à qualidade produtiva da indústria.

Uma das habilidades do profissional da área é ser detalhista. Uma formação técnica capacita o profissional para apoiar a gestão da manutenção mecânica de máquinas e equipamentos, implementar processos de produção relativos a projetos mecânicos, atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos e na automação de máquinas, equipamentos e processos mecânicos.

Quem busca qualificação no setor vai estar em atualização constante, trabalhando com novas tecnologias, já que o segmento acompanha as evoluções da Indústria 4.0.

Formação técnica

O curso técnico vai instruir o profissional para processos de fabricação e instalação de equipamentos mecânicos e, ainda, gerar documentação técnica validando os serviços de manutenção.

O currículo do curso conta com módulos que envolvem planejamento e controle de produção e da manutenção, processos de fabricação mecânica e otimização de processos, desenvolvimento de sistemas de automação mecânica, introdução a controladores lógicos programáveis e outros temas necessários para um conhecimento abrangente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.