O que faz um profissional de Mecatrônica 

23/11/2022

A mecatrônica é uma área estratégica no contexto da Indústria 4.0, pois atua diretamente na automatização dos processos de manufatura. Combina diferentes áreas do conhecimento como: elétrica, eletrônica, mecânica, robótica e informática que alavancam o desenvolvimento de fábricas mais modernas e tecnológicas. 

O profissional da área de mecatrônica atua no desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas automatizados de produção, aplicando diferentes tecnologias – como modelagem virtual e prototipação de componentes mecânicos, eletropneumática, sistemas lógicos programáveis, interfaces de sistemas com usuários, gerenciamento de dados e indicadores de sistemas. 

Por isso, a mecatrônica é uma área de atuação com alta demanda profissional, já que está relacionada a todo tipo de produção industrial tecnológica. Existe a perspectiva de crescimento em 46,9% de vagas para a área de Mecatrônica até 2025, conforme o Mapa do Trabalho de 2022 divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A mecatrônica é uma das áreas com expressivo crescimento na indústria. 

O que é a mecatrônica? 

O termo “mecatrônica” originou-se na década de 1960, quando os profissionais começaram a fundir os campos da engenharia mecânica e eletrônica, mas os recentes avanços em inteligência artificial (IA), blockchain, Internet das Coisas (IoT), robótica e outras novas tecnologias têm impulsionado a área. 

A mecatrônica envolve diferentes áreas do conhecimento e atua diretamente na automatização de processos produtivos, dentro dos mais diversos setores, como o alimentício, automobilístico, têxtil, farmacêutico e outros, sendo imprescindível no desenvolvimento da Indústria 4.0.

Importância do profissional capacitado no setor 

A crescente modernização das indústrias, exige a presença de profissionais capacitados para atuarem nas linhas de produção, bem como na aplicação e uso de diferentes tecnologias. A mecatrônica é uma base essencial para o crescimento e alavancagem da indústria e de seus processos produtivos.  

Ao realizar um curso técnico em mecatrônica, o profissional é preparado para atuar em diferentes contextos do processo produtivo, que envolvem a desde a manutenção dos sistemas, até a implementação e desenvolvimento de máquinas e equipamentos do setor industrial, com o uso de diferentes tecnologias como a pneumática, robótica, controladores programáveis – que compõem uma linha de produção automatizada. Portanto, ter afinidade com a tecnologia é fundamental. 

Formação técnica 

O profissional técnico em mecatrônica vai atuar no desenvolvimento e implementação de circuitos, componentes e sistemas automatizados de manufatura, bem como na sua manutenção. 

O curso técnico vai prepará-lo de forma direcionada para atuar na área, introduzindo o estudante à diferentes contextos, como a eletrônica e mecânica, além de disciplinas específicas como acionamentos eletroeletrônicos, sistemas lógicos programáveis, processos de manufatura e tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Indústria 4.0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.